Missões e a obra da Criação

Missões e a obra da Criação

Deus, Criador e Senhor de toda a criação, através de sua infinita generosidade, convoca todos os seus filhos, ´´Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus“ (Jo.1.13) para continuarem Sua obra. O qual tem muitas dimensões, as quais foram ampliadas em seu alcance, devido a entrada do pecado no mundo, ´´Pelo que, por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram“(Rm.5.12), a deteriorização promovida pelo Pecado, alcançou não somente o ser humano pela morte, como ser Biológico, mas o mesmo como ser Espiritual, Psicológico e Social, porém, todo o planeta foi alcançado ´´Porque a criação ficou sujeita a vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou“(Rm.8.20). Por isto, pode se dizer que a Missão da Igreja de Cristo, o qual tem como grande prioridade, a missão de ´´Ir por todo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura``(Mc.16.15), também deve ter a preocupação de continuar a obra divina procurando restaurar o planeta nas dimensões Social e Ecológica.

Como o relato da criação pode ensinar os filhos de Deus a ampliarem sua visão no que diz respeito a obra missionária?

Identificando princípios espirituais que regem a ação de Deus com relação a sua criação.

Quais são estes princípios?

  1. A obra missionária deve ser realizada contra todas as negações existentes (Trevas). ´´No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo;(…).Gn.1.1-2. Trevas, na Bíblia, também é negação, contrariedade, separação de Deus e de tudo o que é dEle.  Portanto, missões é uma tarefa realizada contra tudo aquilo que representa o reino das trevas, o qual está na esfera de influência de Satanás, do mundo e da carne. Assim sendo, missões é apresentar a Verdade, contra todo tipo de  negação neste mundo.

A Verdade que é Jesus Cristo (Jo.   ), que é a Palavra de Deus (Jo.17.17), são mais do que ferramentas, é o próprio Deus colocando-se à disposição dos seus filhos para que ´´Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos“(Zc.4.6) seja realizada a Missão de Deus. E, por ser Deus o maior interessado, nesta batalha contra toda negação, escuridão que disseminou-se pelo mundo, é importante saber quais são as dimensões que Ele tem o desejo de iluminar novamente. Como por exemplo:

1.1. Dimensão Espiritual – O ser humano dominado pela  cegueira espiritual e em trevas profunda.

1.2. Dimensão Social – A sociedade corrompida e dominada pela noite do pecado nas mais diversas áreas que fazem parte dela (Famílias, Trabalho, Diversão, Religião, Educação, Moradia, Tecnologia etc.).

1.3. Dimensão Ecológica – A natureza gemendo pela destruição, pelo impacto negativo do ser humano caído, ambicioso, sobre a mesma.

1.4. Dimensão Psicológica – O ser humano dominado por vontades baixas as quais ele não consegue controlar, por sentimentos maldosos e inconscientes e raciocínios deturpados.

1.5. Dimensão Biológica – O ser humano cheio de doenças, promovidas pela ambição egoísta de empresários sem escrúpulos.

  1. A obra missionária é, essencialmente, a manifestação da Palavra de Deus (Disse Deus). ´´E, disse Deus: (…) Gn.1.03,06,09,11,14,20,24,26,28,29. A verdadeira e, por isto, bíblica obra missionária é toda inserção da Igreja de Cristo no mundo com a Pregação da Palavra de Deus. Louvor é importante.Oração é, sem dúvida alguma, necessária. Ação e Assistência Social são ferramentas importantíssimas, como consequência da Salvação, pois os convertidos manifestam sua nova vida também em e através do serviço. Elas são como uma ponte para a evangelização,  são parceiras da evangelização, como uma tesoura necessita de duas lâminas ou como um pássaro que precisa de duas asas para voar. Contudo, sem Pregação da Palavra de Deus, não há missões, sem a Palavra de Deus não há geração de fé (Rm.10.17), enfim é necessário cumprir o que Jesus determinou ´´E este evangelho do reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim“(Mt.24.14). É importante destacar que é na  Autoridade da Sua Palavra, que Deus faz surgir algo novo e com isto Ele dá uma finalidade e modifica  o sentido das Trevas (Gn.1.02-05).
  1. A obra missionária deve ser organizada. (Divisão dos dias da semana e dos períodos do dia). ´´E, Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã o dia primeiro“(Gn.1:05). O universo e toda a criação de Deus, quer as visíveis como as invisíveis revelam a organização de Deus. A obra missionária por ser obra de Deus (misio Dei) em primeiro lugar, deve refletir a organização Divina. Em Missões, nada deve ser movido pela simples emotividade ou somente pelo racionalismo e nem pela pseudo espiritualidade de alguns. Tudo em Missões, deve obedecer aos objetivos a serem alcançados pela orientação Divina que é, e sempre foram organizados, e revelado nas Escrituras Sagradas. Missões tem paradigmas bíblicos que nunca deverão ser modificados e nem desorganizados pelos seres humanos. Alguns deste paradigmas Missionários, são:

3.1.  A obra missionária é realizada pela Pregação  e pelo Testemunho. Mt.24:14

3.2. Na obra missionária quem escolhe o lugar não são as pessoas, mas unicamente Deus. At.16:06-10

3.3. A obra missionária deve alcançar todas as etnias. Mt.28:19; Mc. 16:15

3.4. A obra missionária é uma tarefa essencialmente Divina. Jo.3:16; Mc.16:20;At.1:08

  1. Missões sempre deve ser realizada de maneira imediata e mediata. ´´ E disse Deus: Haja Luz. E houve luz“Gn.1:03;  ´´E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê  segundo a sua espécie(…)Gn.1:11;  A partir do nada, mas também a partir do já existente, é justamente o que os termos teológicos ´´imediata“ e ´´mediata“ respectivamente significam. Missões, será sempre a manifestação do impossível que somente Deus pode fazer  (Salvação) e o possível que o homem deve e pode fazer com a capacitação de Deus (Evangelização).

Para sua reflexão: Deus deseja que aprendamos com Ele, através da Sua Palavra a realizarmos a Sua Obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *