“Ovelhas matando ovelha!”

ovelhaA internet é um campo fértil para propagar ideias boas assim como péssimas. Local que se tornou consultório involuntário de psicólogos tendo as publicações como divãs e os que dela acessam os psicólogos, pastores, professores, mestres, doutores… bem, nada contra caso sejam de fato profissionais da área. No entanto, mesmo sendo contra tal utilização, pior ainda são os que se aventuram em dar ou tirar razões e/ou conclusões em assuntos que desconheçam totalmente ou que não tenha domínio.

De muito tempo o Criador já colocou limites “O que, passando, se põe em questão alheia, é como aquele que pega um cão pelas orelhas.” Provérbios 26.17.

Nisto também estou incluso. E, advirto que não estou aqui para filosofar!

Caminhando por este labirinto fértil de propagação denominado internet e especialmente as redes sociais, me deparei com a imagem que ilustra este post. A imagem é composta por dois quadros: o superior com um animal (sugerindo o lobo) devorando uma ovelha, com a sugestiva legenda “ANTIGAMENTE…” e no segundo quadro três ovelhas devorando uma ovelha, igualmente legendado com a seguinte frase “NOS NOSSOS DIAS…”. A origem da postagem é creditada a comunidade no Facebook denominada “Libertos pela Palavra”. Postado no dia 01/12/2015 as 22:14h e até o presente momento (06/12/2015 – 13:55h) consta que 469 pessoas curtiram, 2.173 compartilharam e cerca de 24 comentaram. Confesso que não li os comentários até porque o foco é na ilustração e na legenda que a ela está vinculada, a saber, “Só quem (entedeu) curta e compartilha…que Deus tenha compaixao de todos… Amém !!! Curtam #‎LibertosPelaPalavra” (sic). Nada pessoal, ok?

Merece uma breve reflexão!

De início vamos entender os protagonistas da ilustração: lobo e ovelhas.

Lobo: Procurando no dicionário (usamos o wikipedia, pois é acessível a todos). Assegura descrição que os lobos são da família dos “canidae” daí deriva os canídeos, pesa entre 25 a 77 quilos, percorrem longas distâncias, sua velocidade em média é 10 km/h podendo atingir, em uma perseguição, o ápice de 65 km/h. Saltam até 7 metros ao perseguir suas presas, as patas dianteiras possuem um 5o dedo, adaptado a vários tipos de terrenos, possui audição arguta e visão noturna aguçada, podem ser portadores de doenças extremamente perigosas, tais como, brucelose, febre, leptospirose e carbúnculo. Animal carnívoro (alimenta-se predominantemente de carne de animais vivos ou mortos) sendo suas presas principais: javali, corço, veado, cabra, galinha e ovelha e, dependendo da escassez de sua cadeia básica alimentar, em alcateia tornam presas bem maiores, como um cavalo ou uma vaca.

Ovelha: segundo a mesma fonte, a ovelha é “um mamífero ruminante (bovinos, caprinos e ovinos) da subfamília Caprinae”. Ruminante são animais herbívoros (alimenta-se de plantas). Não se conhece na história “ovelha selvagem”, todas são criadas em cativeiros. São criadas em rebanhos e requer extremos cuidados por serem animais sensíveis. É um animal dócil e sem nenhum mecanismo de defesa natural. Sua cor é predominantemente branca, no entanto poderá haver cores diferenciadas não influenciando no instinto do animal. O termo “ovelha negra” usualmente imposto a pessoa que foge a regra da matriz social a que está inserido, refere-se a exatamente a raridade da ovelha em possuir cor diferente das demais. O produto da ovelha ao seu criador é lã, leite, carne e couro.

Pesquisando, encontrarão maiores detalhes sobre os animais acima descritos.

Na Bíblia a descrição encontrada tipologicamente para o lobo não é das melhores, vejamos alguns exemplos:

  1. Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo.Gênesis 49:27
  2. Os seus príncipes são leões rugidores no meio dela; os seus juízes são lobos da tarde, que não deixam os ossos para a manhã.”Sofonias 3:3
  3. Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa, para derramarem sangue, para destruírem as almas, para seguirem a avareza.”Ezequiel 22:27
  4. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.”Mateus 7:15
  5. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.” João10:12
  6. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;”Atos20:29

Já com relação as ovelhas, a Bíblia Sagrada faz a seguinte analogia:

  1. E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes… Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas… Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS.”Ezequiel 34:17, 22, 31
  2. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.” Mateus25:33
  3. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.”João 10:3
  4. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.João 10:11
  5. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.João 10:13
  6. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;João 10:26,27

Pronto, seis referências de cada um!

Posto isto, tenho que discordar tanto da ilustração quanto da legenda que a compõe pela simples razão:

  1. Lobo sempre foi lobo, tanto na história secular quanto na Bíblia;
  2. Ovelha sempre foi ovelha, tanto na história secular quanto na Bíblia;
  3. Lobo é carnívoro. Seu alimento principal é carne e a ovelha está na sua cadeia alimentar;
  4. Ovelha é herbívora. Seu alimento são plantas e vegetais;
  5. Lobo é selvagem, com várias exceções que alguns os domesticaram;
  6. Ovelha é doméstica desde que aparece na história;
  7. Lobo nada oferece a não ser medo e violência;
  8. Ovelha é dócil, em nada ameaça. Seu instinto é passivo por natureza e oferece a lã, o leite, a carne e o couro.
  9. Ninguém cuida do lobo, é independente, portanto, suscetível a doenças contagiosas e transmissor potencial ao ser humano;
  10. Devido sua sensibilidade, a ovelha é dependente de cuidados. Assim, o criador cuidará para que todas sejam bem alimentadas e protegidas contra exposição de outros animais que atentem contra sua saúde. Uma ovelha doente causa prejuízo, assim, o criador cuidará para que os animais sejam devidamente vacinados.
  11. O lobo pode ser de várias cores, porém seu instinto é o mesmo: predador;
  12. A ovelha pode ser de várias cores, porém, seu instinto é o mesmo: dócil.

Assim sendo, a ilustração é infeliz, pois, não retrata o contexto histórico sobre os animais usados e tampouco é corroborado pela Palavra do Senhor.

Não podemos olvidar que o fato de muitos estarem morrendo no meio do rebanho tem implicações no fato em que a conversão não seja genuína (transformação). Assim o Evangelho de Cristo é inutilizado na vida de muitos que se tornam (apenas) religiosos e não (verdadeiros) cristãos. Ou não?

ovelha - finalDevemos admitir que em nosso meio existem: prostitutas e prostitutos, mentirosos, caloteiros, enganadores, dupla palavra, invejosos, caluniadores, fofoqueiros… quer que aumente a lista? Vide então (não dá trabalho ler, é só clicar e abrirá a Bíblia): 2Timóteo 3.1-8; Judas 1.18; 2Pedro 2.3-7; 1Timóteo 4.1-3; Hebreus 13:17; Mateus 24.24.

Por outro lado, JESUS não nos deixou enganados. ELE afirmou com todas as letras para onde iriamos e qual seria a nossa companhia “Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.Lucas 10:3.  Jesus sabia o que estava dizendo!

E nos aconselhou: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” Mateus 10:16

Bem, a conversa já foi um pouco longe. Resta, apenas, fazer uma pergunta pertinente:

Ante o exposto, você, caro leitor é: LOBO ou OVELHA? O fato de estar em algum redil não lhe é garantia de que é ovelha: SEU INSTINTO TE DENUNCIA QUEM VOCÊ REALMENTE É.

Mateus 7.15 ou Lucas 22.58: decida-se!

Ah… antes de finalizar, permita-me contar-lhe uma história que ouvi ainda ontem conversando com um companheiro de retaguarda (aprendo muito com estas conversas). Contou-me ele, a seguinte história:

Numa experiência científica, um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele.

macaco

Mas um tempo depois, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira atitude do novo morador foi subir a escada. Mas foi retirado pelos outros, que o surraram.

Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.

Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu – tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato.

Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas, então, ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles por que eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:

‘Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui.’

Moral da história:

Nunca curta, porque outros estão curtindo!
Nunca comente, porque outros estão comentando!
Nunca compartilhe, porque outros estão compartilhando!

Faça as coisas conscientemente e, seja feliz!

Deus te abençoe grandiosamente.

Fraternalmente em Cristo

Pr. Davi Secundo de Souza
Um servo a serviço do Reino


Consulta:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovis_aries
https://www.bibliaonline.com.br/

 

11 ideias sobre ““Ovelhas matando ovelha!”

  1. Pastor,quero agradecer pelas pérolas,pq aprender a palavra de Deus é maravilhoso poder se aprofundar é tremendo,ainda pastor que eu tenha dificuldade em entender algumas coisas,mais em oração peço ao Espirito Santo de Deus,que me capacite,louvo a Deus pq o Senhor é um líder que tem visão,Deus continue abençoando sua família que se torna nossa quando juntos na mesma igreja servindo ao Rei Jesus!!

  2. A mais pura verdade, antes de concordar com o que nos é apresentado, devemos buscar analisar sobre a perspectiva bíblica e não ser um papagaio repetindo sem entendimento.
    Um grande abraço.

  3. Parabéns Pastor! Pela a orientação e instrução , ,baseando se nas Escrituras Sagradas , pois na mesma encontra se registrado:Não vos enganeis:as más conversações corrompem os bons costumes. lCor. 15:33.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *